7 de junho de 2016

Iogurteira caseira

Há inúmeras maneiras de fazer iogurte caseiro, usando panela de pressão, caixa de isopor, forno e até cobertor. Chega a ser parecido com procedimento de preparar o yakult caseiro. Acabei testante o o do forno, das cobertas e cheguei até a deixar no sol; entretanto o resultado sempre variava. Decidi desistir de fazer o yakult caseiro. Cheguei a tentar cultivar kefir de leite, mas o sabor não me agradou nada, pois tem o cheiro muito pungente, tipo de queijo azedo.

Então acabei tentando fazer o iogurte comum, que se encontra no mercado, mas como os micro-organismos dele são termófilos (necessitam de calor, aproximadamente 42°C). O ideal seria possuir uma iogurteira, mas o preço desse equipamento é relativamente alto, pois a iogurteira manter sempre a mesma temperatura através do seu termostato. Foi então que achei esse vídeo e o tutorial de como fazer uma iogurteira caseira.

Baseado nesse vídeo e no tutorial de como construir a iogurteira caseira que encontrei no blog Aproveitaravida, acabei construindo o minha própria iogurteira. Vejam as fotos abaixo:



O resultado, embora nada bonito, ficou muito bom, pois em apenas 3 horas consegui fazer o iogurte caseiro, e isso sem deixar a lâmpada ligada direto. E o melhor de tudo é que agora sempre posso separar um pouco do iogurte que fiz, e utilizá-lo para preparar o outro, ou seja, não preciso mais ficar comprando o portinho no mercado, coisa que não é possível quando se usa o L. casei shirota do yakult, ou pelo menos eu não consegui repetir.

Gostaria de deixar o agradecimento para a Anabela (de Portugal) dona do blog Aproveitar a Vida

Fonte:
http://aproveitaravidaja.blogspot.com.br/2010/03/iogurteira-feita-em-casa-e-de.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário