3 de agosto de 2020

Kefir de água e açúcar mascavo

O artigo intitulado "Fermentação de grãos kefir em diferentes marcas comerciais de açúcar mascavo brasileiro" teve como objetivo avaliar a fermentação do kefir de água utilizando cinco marcas diferentes de açúcar mascavo.

Foram utilizadas as marcas: Native, Mãe Terra, Bella, Tia Sônia e Jasmine; todas encontradas no comércio local de Salvador-BA.

As fermentações foram feitas utilizando 400 mL de água deionizada, 50 g de açúcar mascavo e 50 g de grãos de kefir.

Observaram que a marca Native mostrou maior crescimento de microrganismos, que resultou num meio mais nutritivo para a bactérias. O fato do açúcar Native ser orgânico pode ter influenciado esse resultado. Já que açúcares orgânicos são ricos em ferro e cálcio. Na contra-mão, o açúcar Jasmine foi o que apresentou menor crescimento dos microrganismos da cultura de kefir.

A biomassa de kefir foi medida ao fim de 48 h de fermentação, o que mostrou que todas as marcas de açúcar utilizadas tem bom potencial nutritivo para o kefir. Especialmente a marca Native que mostrou maior aumento de biomassa.

O crescimento da biomassa é afetada por inúmeros fatores, dentre eles, a temperatura e a presença de nutrientes. As fermentações foram realizadas em temperatura ambiente (em Salvador-BA, 25-28 °C).

Concluíram que todas a marcas de açúcar mascavo foram boas para a fermentação do kefir, sendo que a Native foi a que teve a fermentação mais forte e maior quantidade de microrganismos.

Referência:
Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n.4,p.17004 - 17012 apr. 2020.

Abaixo está o vídeo comentado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário