25 de fevereiro de 2019

Grãos de kefir boiando e formando espuma

22 comentários:

  1. Gostaria de saber, se vc ja testou o kefir com o melado de cana, e qual o resultado ??? Fermenta bem ? Dilui bem ? E o sabor e qto seus nutrientes...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Sim já testei sim. O resultado foi o mesmo do mascavo, praticamente não teve nenhuma diferença. Fermentação, gosto e aroma ficaram iguais.

      Excluir
  2. Boa noite. Gostaria de saber como você faz para que seus grãos fiquem grande. Os grãos somente se reprodusem e não crescem. Tem uma proporção de grãos assim também como é a quantidade de água e de açúcar? Eu sou iniciante n9 cultivo de kefir de agua2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Eu não faço nada específico para ficarem grandes, eles acabam dando uma oscilada de tamanho naturalmente. A proporção que uso para uma colher de grãos é 1 colher bem cheia de mascavo em 250 mL de água filtrada, deixo fermentando por 24 horas.

      Excluir
  3. Os meus grãos são tão pequenos que passam pela peneira. Mais se multiplicam muito. Eles continuam do mesmo tamanho de quando ganhei a muda. A propósito sou Elenice Elenic.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elenice! Não é interessante que eles fiquem parecendo uma massa ou pó/farelo. Tente separar alguns grãos que forem maiores e cultive-os como se tivesse acabado de receber, comece com volume pequeno e vá aumento conforme eles forem respondendo.

      Excluir
  4. Obrigada por respoder. Vou segui suas orientações. Algumas pessoas me disseram que é por causa do clima que está frio , mas no calor eles irão se desenvolver melhor.

    ResponderExcluir
  5. Oi eu sou iniciante como faço o consumo após 24 horas depois de ativado?

    ResponderExcluir
  6. Uffa! Pela primeira vez aconteceu dos meus fazerem essa espuma. Estava preocupada. Obrigada por esclarecer. Vou continuar o uso.

    ResponderExcluir
  7. Quase joguei os meus grao fora pois apareceu esta espuma, obrigada pela explicaão!

    ResponderExcluir
  8. Olá, o cheiro do seu é forte? O meu boia bóia e tem bolhas, mas o cheiro fica bem forte. O q faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isabel! Fica sim, principalmente quando está muito quente, às vezes lembra cachaça. Você pode diminuir um pouco a quantidade de grãos e também deixar fermentar menos tempo.

      Excluir
    2. Aí obrigada, não sei se é o açúcar mascavo q estou usando. O cheiro fica tão forte que não dá vontade de tomar. Vou tentar fazer essas mudanças.

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Oi Rodrigo, os meus estão acinzentados e a água fermentada adocicada. Forma espuma sob a água do kefir mas eles estão quietinhos no fundo, será que morreu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Se está formando espuma ou bolhinhas é sinal que estão fermentando e de que estão vivos. Dê uma pesquisada nas formas de cuidar do kefir de água, talvez tenha algo que possa melhorar.

      Excluir
    2. Obrigada! Acho que era o açúcar, troquei ontem, agora vamos ver :)

      Excluir
  11. Boa tarde, posso por na geladeira para fermentar? Posso tampar o vidro para não contaminar? O meu tá uma camada por cima e até gruda ao redor do vidro , não sei se está bom pra consumo ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Na temperatura da geladeira o kefir de água não fermenta, por isso o cultivo é em temperatura ambiente. Pode tampar desde de que o gás formado na fermentação consiga sair, senão formará pressão e poderá explodir. Às vezes forma como se fosse um "nata", é sinal que fermentou muito ou impurezas do açúcar. Por segurança, se o cheiro estiver estranho não consuma.

      Excluir
  12. Olá bom dia eu sou Izabel o meu kefir boia e da muita espuma isso que dizer que eles morreram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Muito pelo contrário, quer dizer que estão fermentando com muita intensidade. Você pode até reduzir um pouco a quantidade de grãos. Normalmente isso acontece em dias quentes.

      Excluir