13 de setembro de 2017

Suco de goiaba concentrado

Recentemente fui ao supermercado e andando pela parte onde os sucos vi que alguns estavam em promoção, logo resolvi pegar um para usar com kefir. Acabei escolhendo o de goiaba, pois é uma fruta com sabor e aroma muito característico, acredito que uma soda de kefir feita com goiaba ficar muito gostosa e bonita.

Preparei tudo como de costume e deixei fermentando para que forma-se o gás e a bebida ficasse carbonatada, entretanto passaram-se dois dias e nada, mesmo tendo adicionado duas colheres de açúcar para a refermentação na garrafa. Então resolvi ler o rótulo da garrafinha do suco e encontrei o motivo de não ter formado gás.

Os conservantes adicionados ao suco realmente funcionaram e impediram que ocorrem o desenvolvimento dos micro-organismos. Nesse caso, mais especificamente, o benzoato de sódio e o metabissulfito de sódio. Eles são amplamente utilizados na indústria para inibir o crescimento de micro-organismos nos alimentos, sejam micro-organismos patógenos ou não.

Portanto ao se comprar suco para usar em fermentações é importante ler o rótulo e ficar atento a presença de conservantes. Caso o contrário o resultado poderá ser frustante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário