7 de junho de 2016

Kefir que "esfarelou" e não crescia


Anteriormente, já havia postado falando sobre o meu kefir não cresce e "esfarelar", como mostra foto acima. Os grãos era pequenos como se fosse um farelo mesmo, mas não cresciam, embora continuavam fermentando.

Estava em dúvida se continuava tentando cultivar eles ou se deveria arrumar outro kefir. Então resolvi postar  lá no grupo do facebook Kefir Brasil o que estava acontecendo e pedir uma ajuda. Um dos participantes do grupo disse que aconteceu o mesmo com ela, e me disse para aumentar a quantidade de açúcar mascavo.

Resolvi seguir essa dica, dobrei a quantidade de açúcar (de uma colher para duas colheres). Durante duas semanas continuei preparando o kefir normalmente. Depois percebi que tinha alguns grãos que estavam um pouco maiorzinho no meio daquele "farelo", então separei delicadamente os grãos maiores dos pequenos, e comecei a usar esses que estavam maiores pouca coisa. O resto joguei fora, pois os pedaços eram muito pequenos. Praticamente comecei do zero, era como se tivesse recebido uma doação nova.

Desde então o kefir tem crescido normalmente e saudável. O kefir está saudável novamente e os grãos estão grandes e bem firmes e gelatinosos, como mostra a foto abaixo que tirei recentemente.

59 comentários:

  1. Huuum... vou fazer isso com os meus pois estão parecendo areia da praia!! obrigada pela dica!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Danielle Andrade! De nada! Espero que dê tudo certo.

      Excluir
    2. O meu está parecendo areia molhada. Quanto tempo vc deixa fermentado antes de fazer o novo preparo? . E qual a proporção de água que está usando nas trocas

      Excluir
    3. Eu deixo fermentando 24 horas, depois uso 1 colher de açúcar mascavo em 250 mL de água para cada colher de grãos de kefir.

      Excluir
    4. Boa tarde. O meu Kefir de água está a fazer tudo normalmente, muitas bolhas, mas começou a fermentar muito rápido "em 12h" e a fazer espuma por cima. Quando vou coar e coloco na garrafa fica no fundo da garrafa uma pequena camada que parece farelo. Tenho muito kefir para pouca água, será por isso? O que devo fazer? Obrigada e uma Santa Páscoa.

      Excluir
    5. Olá! Se você tem muito kefir é só reduzir a quantidade de grãos, mas é normal formar uma pouco de farelo pois durante a fermentação acaba se fragmentando.

      Excluir
  2. Estou com o mesmo problema, vou tentar... Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jonas Branchi! Espero que dê certo, como toda arte milenar o kefir exige um pouco de paciência e determinação.

      Excluir
  3. Oi Rodrigo! Eu estava usando rapadura para alimentar meus grãos de kefir, mas precisei viajar e deixei meu marido tomando conta. Ele por engano colocou rapadura com milho e desde então o meu kefir estagnou e esfarelou todo.já faz um mês que isso aconteceu. Está fermentado normalmente mas não volta a crescer. Estamos colocando 3 colheres de sopa para 300ml de água e 1 colher de sopa do kefir. Será que assim ele se recupera?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amanda Borges! Um engano desses pode ser fatal para o kefir, difícil saber dá pra recuperar ou não, ainda mais depois de passado um mês sem resultado. Aconselho você a procurar uma nova doação, mas se quiser tentar recuperar o seu, já que ainda estão fermentando, separe os pedacinhos maiores e use uma colher de açúcar mascavo (ou rapadura de boa qualidade) para 100 mL.

      Excluir
  4. Vou fazer com o meu que está parecendo areia. Quase os joguei fora.
    Obrigada pela ajuda.
    Boa tarde!
    Rosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosa! De nada. Tomará que dê certo! Tenha paciência e disciplina esse é o segredo e o ensinamento do kefir para nós.

      Excluir
  5. O meu kefir ta ralo ja faz tempo que tento recuperar mas nada de crescerem por último nem a água dele ta bom como antes será que ainda tem recuperação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Só tentando, normalmente se recuperam, embora seja preciso um pouco de paciência.

      Excluir
  6. Tenho o kifir de leite e água, mas o de água esfarelou e os grãos q estavam um pouco maior se disentegrava quando pegava na mão. Joguei fora e comecei outro. Este novo estava congelado e quando descongelou me pareceu estar assim tbm. Já é a segunda que não consigo cultivar o kefir de água😔

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sueli! Quando descongela ficam assim mesmo, leva um tempo para se recuperarem, pelos uns 15 dias para começar a notar diferença.

      Excluir
    2. Rodrigo Henrique meu kerfir tem 7 anos. Mas agora ele está esfarelando e crescendo muito. Ano passando os grãos estavam enormes. Já troquei o açúcar mascavo por outra marca e também usei agua mineral, dizem também ser muito bom. Meu kerfir continua crescendo muito, porem uma farinha.

      Excluir
    3. Olá! Separe alguns grãos que estiverem maiores e comece a cultivá-los como se tivesse recebido uma nova doação. Comece com um volume pequeno e vá aumentando conforme forem reagindo, e sempre separando os grãos maiores. E muita disciplina e paciência.

      Excluir
  7. Estava com grãos lindos e troquei o açúcar mascavo para um colonial e começaram a esfarelar, Ser a que pode ser o açúcar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tatiana! Pode ser sim, tenta voltar para o anterior ou senão aumentar um pouco a quantidade desse novo.

      Excluir
  8. Legal!!! Obrigada! Ganhei o meu congelado no primeiro dia estavam grandes e quando fui trocar percebi qye parte estava esfarelando. Segundo dia pioroy e assim foi. Vou tentar fazer isso. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thayla! Só agora vi seu comentário. Quando se congela o kefir o impacto é muito grande nas estrutura dos grãos, é normal que fiquem frágeis e demora um pouco para se recuperar.

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Olá Rodrigo, amo seus vídeos, parabéns! O meu kefir de água está igual o seu estava, já joguei fora um pelo mesmo motivo. Tenho o de leite que cresce muito bem, ativei ele bem depois do de água. Já ia desistir, mas vou tentar fazer novamente o que você fez. Fico muito triste, pois fiz de tudo, troquei o açúcar, coloquei frutas, mas nada! Já selecionei uns grãos maiores e nada. Vou tentar mais essa vez. Me sinto muito impotente com essa situação, pois recebi algo vivo e vendo eles morrerem me deixa muito frustrada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roseni! Na minha opinião colocar frutas, sal rosa, casca de ovo é pior, penso que o adequado seja acertar a fermentação. Sugiro que veja as experiências de troca de kefir e entenda o processo de propagação que fiz.

      Excluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. No meu caso os grãos estão muito pequenos mesmo e são de Kefir de leite. Os menores acho que passam na peneira. Talvez por isso não aumenta? Mas continua fermentando e o gosto é bom. Que faço pra ele melhorar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Janete! Não tenho muita experiência com kefir de leite. Eu sugiro que você de uma pesquisa sobre qual é a proporção de kefir para a quantidade leite, para que não fique muito leite para pouco kefir ou muito kefir para pouco leite. E também não deixe fermentar muito a ponto de separar o soro, se você gosta dele mais firme, coe os grãos antes e deixe só o líquido que ele continua fermentando.

      Excluir
  13. Eu recebir uma muda congelado,estavam lindos, grandes, com um semana dpois ele aumentou a qtd, dpois ele começou esfarelar. Me diz qual proporção d açúcar e agua p 2 colheres d grãos. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Verifique a qualidade dos ingredientes que está usando. 2 colheres de grãos pode-se começar testando 2 colheres de açúcar mascavo em 500 mL de água e 24 horas de fermentação.

      Excluir
  14. To usando essa proporção msm, uso agua mineral e açúcar mascavo organico e esse tempo d fermentação, pensei q tivesse fazendo algo errado, mas n sei pq ele esfarelou. Obrigada

    ResponderExcluir
  15. Qd eles estão boiando quer dizer q ele ta bem?

    ResponderExcluir
  16. Bom dia, eu fiz a separação dos grãos maiores e so deu +/- meia colher d sopa, aí qro saber s coloco meia ou uma colher de açúcar. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Comece com meia, por uns 3 ou 5 dias, depois aumente para uma.

      Excluir
  17. Respostas
    1. Olá July! Foi você que me mandou um email né. Te respondi lá. Espero que tenha ajudado a esclarecer um pouco as suas dúvidas.

      Excluir
  18. Foi sim, o q vc respondeu q estava com aparência boa, dpois q troquei açúcar e agua eles estão crescendo lindos, mas esse outro q separei os maiores ainda estão feinhos, mas ainda n desistir dele n

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde, a qtd d açúcar tem q sempre proporcional a qtd d grãos né? Ex: 5 colheres d grãos e 5 colheres d açúcar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá July! Não precisa ser proporcional as quantidades. Essa proporção é só um ponto de partida para quem começa a cultivar o kefir.

      Excluir
  20. Entendir, mas qro saber p uma qtd maior d grãos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá July! Foi justamente o que falei, comece utilizando 1 colher cheia para cada 250 mL de água. Por exemplo, se você tem 5 colheres de grãos pode preparar 4 colheres de açúcar em 1 L de água, no fim de 24 horas terá um fermentado levemente ácido e levemente adocicado, conforme o kefir for se multiplicando a fermentação ficará mais rápida, então em 24 horas estará bem ácida e forte, esse será o momento que poderá aumentar o volume para 1,5 L e 6 colheres de açúcar, ou reduzir a quantidade de grãos. Não existe uma proporção ou quantidade fixa, você pode ir ajustando conforme achar melhor.

      Excluir
  21. Entendir,obrigada. Outra coisa, estou com 2 culturas uma ta fermentando muito bem, a outra ta criando uma película em cima e n ta fermentando direito, o q faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá July! Descarte a cultura que não está tão saudável.

      Excluir
  22. Meu kefir ao invés de aumentar só diminui ñ sei o que fazer tem apenas meia dúzia de grãos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sonia! É difícil falar, pois nem dá pra saber se o seu kefir ainda tá vivo ou se ter recuperação. O que eu sugiro é que cultive esses grãos em um volume menor, tipo 100 mL de água e duas colheres pequenas de açúcar mascavo e veja se eles se recuperam; ao mesmo tempo procure por uma doação.

      Excluir
  23. Oii, Rodrigo.
    Acabei de achar sua página.
    Estou com o mesmo problema.
    Precisei viajar e esqueci de colocar o meu kefir na geladeira.
    Fiquei uma semana fora e quando voltei, notei que meu kefir estava com uns bichinhos tipo esses de arroz.
    Decidi então jogar fora, já que tinha congelado, pois estava com muitos bichinhos.
    Só que notei que o congelado está todo em farelo, coloquei um pouquinho só pra tentar fazer crescer.
    Estou torcendo pra que eu consiga.
    🙌🏽🙌🏽🙌🏽🙌🏽🙌🏽

    ResponderExcluir
  24. Se tiver alguma sugestão, ou dicas, pode me contatar tbm pelo WhatsApp 21981512564

    ResponderExcluir
  25. Bom dia, meu kefir está fermentando bem, se multiplicando bem tbm, porem os grãos n crescem, o q eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá July! Tente aumentar um pouco a quantidade de açúcar ou se estiver utilizando muitos grãos, reduza um pouco a quantidade.

      Excluir
  26. To usando so 3 colheres d grãos e 3 colheres d açúcar, vou aumentar o açúcar então. Obrigada

    ResponderExcluir
  27. Boa noite, td bem? Preciso d um help, ja n sei mais q açúcar usar, meu kefir parou d crescer, mudei d açúcar d novo agora ele parou d fermentar 😢

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá July! Se você usar o açúcar mascavo e o kefir não fermentar é porque os microrganismo já não estão mais vivos. Daí o único jeito é uma nova amostra de kefir.

      Excluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir