7 de junho de 2016

Kefir que "esfarelou" e não crescia


Anteriormente, já havia postado falando sobre o meu kefir não cresce e "esfarelar", como mostra foto acima. Os grãos era pequenos como se fosse um farelo mesmo, mas não cresciam, embora continuavam fermentando.

Estava em dúvida se continuava tentando cultivar eles ou se deveria arrumar outro kefir. Então resolvi postar  lá no grupo do facebook Kefir Brasil o que estava acontecendo e pedir uma ajuda. Um dos participantes do grupo disse que aconteceu o mesmo com ela, e me disse para aumentar a quantidade de açúcar mascavo.

Resolvi seguir essa dica, dobrei a quantidade de açúcar (de uma colher para duas colheres). Durante duas semanas continuei preparando o kefir normalmente. Depois percebi que tinha alguns grãos que estavam um pouco maiorzinho no meio daquele "farelo", então separei delicadamente os grãos maiores dos pequenos, e comecei a usar esses que estavam maiores pouca coisa. O resto joguei fora, pois os pedações eram muito pequenos. Praticamente comecei do zero, era como se tivesse recebido uma doação nova.

Desde então o kefir tem crescido normalmente e saudável. O kefir está saudável novamente e os grãos estão grandes e bem firmes e gelatinosos, como mostra a foto abaixo que tirei recentemente.


2 comentários:

  1. Huuum... vou fazer isso com os meus pois estão parecendo areia da praia!! obrigada pela dica!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Danielle Andrade! De nada! Espero que dê tudo certo.

      Excluir